Ministry – The Mind Is a Terrible Thing to Taste

19559

The Mind Is a Terrible Thing to Taste  é o quarto álbum de estúdio da banda de metal industrial Ministry, lançado em 1989. As músicas deste álbum se tornaram mais agressivas com letras mais climáticas, principalmente ao falar de corrupção política em “Thieves”, violência cultural em “So What”, degradação ambiental e guerra nuclear em “Breathe”, dependência de drogas na “Burning Inside” e loucura na “Cannibal Song”. O álbum alcançou a posição #163 em os EUA e foi certificado Ouro pela RIAA por vendas superiores a 500.000 unidades em dezembro de 1995.

Este foi o primeiro álbum dessa banda incrível no qual tive o imenso prazer de ter comprado e foi  através do Ministry, que conheci vários outros estilos de música. Quem ouvia a 89 FM (Rádio Rock de SP) na década de 90, com certeza se lembra do programa 80 e Noise Total e mesmo quem não era tão ligado nos sons extremos do heavy metal se sentia atraído pela apresentação de Pepe Gonzales, personagem de Juan Pastor (hoje produtor do Pânico na TV e da Jovem Pan FM). Esteve no ar nas tardes de domingo e suas vinhetas era as melhores e sempre com muito humor. (ouça algumas vinhetas do programa aqui).

Depois de muita pesquisa e papos com os amigos, pois na época ainda não existia internet, acabei descobrindo que uma das faixas que abria o programa era do Ministry e era uma música tão intensa que quase viro fã da banda por uma música só. Foi quando comecei a garimbar materiais sobre a banda e toda vez que passava pela loja de discos não tinha nada. Até que um dia sem nada procurar, entro na loja como de costume para dizer um olá para amigos e eis a surpresa: “The Mind Is a Terrible Thing to Taste” etiquetado e lacrado ali na prateleira de novidades e como não podia ouvi-lo para saber se continha a canção da abertura do programa, acabei comprando sem pensar duas vezes.

E também tive dois sentimentos, o primeiro foi de “desilusão” pois não continha a faixa que tanto procurava, descobri tempos depois que a música em questão estava no sucessor deste álbum, o tão aclamado “Psalm 69” e o segundo sentimento era de algo que nunca tinha ouvido antes, era um metal industrial muito bem produzido. Como se estivesse saindo do inferno para o céu (ou ao contrário na ideologia do metal) me ausentando daquele arroz com feijão de bateria, baixo e guitarra entrando no mundo dos sintetizadores, samples e com isso em pouco tempo esse disco facilmente já era mais que queridinho.

Disco este que me abriu um novo cenário musical como Synthpop, New Wave e até Dark Wave que teoricamente me levaram a conhecer o cenário mais sombrio do Doom Metal, passando assim por vários estilos e experiências diferentes que nenhum tipo de droga sintética de laboratório poderia me dar. A única viagem sintética que eu queria era a música e essa sim me fazia viajar em loucuras e sonhos repletos de samples.

Faixas:

01 – Thieves
02 – Burning Inside
03 – Never Believe
04 – Cannibal Song
05 – Breathe
06 – So What
07 – Test
08 – Faith Collapsing
09 – Dream Song

2 respostas em “Ministry – The Mind Is a Terrible Thing to Taste

Deixe um comentário