Black Sabbath – Paranoid

Black Sabbath - Paranoid Paranoid é o segundo álbum de estúdio da banda de heavy metal Black Sabbath. Foi lançado em 1970 no Reino Unido, no dia exato da morte de Jimi Hendrix. É o álbum mais vendido da banda, possuindo alguns de seus maiores sucessos, como “Iron Man”,”War Pigs” e “Paranoid”. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Sua formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) e juntos lançaram o primeiro trabalho em 1970 auto intitulado Black Sabbath. Foi um grande sucesso (oitavo lugar nas classificações inglesas) devido, em grande parte, à atmosfera histórica de faixas como “Black Sabbath”, “The Wizard” e “N.I.B.” e letras com referências explícitas a “demônios” e temas envolvendo ocultismo, que era uma novidade e uma polêmica nessa época. O disco, para muitos é o primeiro álbum de metal do mundo devido ser denso e distorcido.

E com este clima fantástico, ainda no mesmo ano foi lançado a obra prima Paranoid, no qual a banda investiu em um som mais pesado e com temáticas mais obscuras. O disco, aliás, teve várias mudanças em seu percurso. Primeiro, o nome seria War Pigs, música que abre o disco e uma clara referência à Guerra do Vietnã e depois com mais tempo para gravar, o Black Sabbath começou a desenvolver o som clássico do grupo e as letras traziam referências às drogas, sexo, problemas mentais e críticas à guerra.

Este disco eu peguei emprestado pela primeira vez com o meu amigo Claudecir, deixando com ele o meu bolachão do Metallica (Master Of Puppets) e fui para casa ouvir esta obra prima do Heavy Metal. Existem divergências quando se trata de Tony Iommi (guitarra), uns dizem que ele é o melhor guitarrista de Heavy Metal de todos os tempos e outros apenas dizem que ele contribuiu e criou o Heavy Metal para o mundo. Muitos citam  outros diversos guitarristas com qualidades técnicas avançadas, mas eu acho isso uma perda de tempo, pois cada um tem um gosto e aposto que fãs de Nirvana irão dizer que o Kurt Cobain foi o melhor guitarrista de todos os tempos.

Eu admiro a banda por ter feito discos pesados e o Black Sabbath realmente criou um novo estilo de música que não existia na época, inspiraram dezenas de milhares de bandas que evoluíram a música chegando ao extremo metal nos dias de hoje. Aos mestres, com carinho. 

Faixas:

1. “War Pigs”
2. “Paranoid”
3. “Planet Caravan”
4. “Iron Man”
5. “Electric Funeral”
6. “Hand of Doom”
8. “Fairies Wear Boots”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s