Nirvana – Nevermind

producible_bee5d1ee-8a55-4356-bb22-9b300904f3b1

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda grunge norte-americana Nirvana. Foi lançado em 24 de setembro de 1991. Apesar das baixas expectativas da gravadora a respeito das vendas do álbum, o disco tornou-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos com 30 milhões de cópias vendidas mundialmente. Críticos aclamaram Nevermind, destacando a mistura do grunge e do rock alternativo, citando que, com Nevermind, o “Nirvana mudou a história do rock mundial”.

E não só mudou a história do rock mundial, como a minha história, pois é impossível tentar representar hoje em dia o sentimento que este álbum me trouxe em 1991. Um garoto com 13 anos de idade começando a conhecer sobre rock e logo de cara deparar com o riff marcante de “Smells Like Teen Spirit” tocando em todas as rádios e massivamente na MTV, que ainda era recém nascida no Brasil e pegava só no sinal UHF, tendo que desconectar a antena de TV do VHF e plugar no UHF (MTV Brasil estreou em 20 de outubro de 1990). As aulas de educação física se tornaram mais interessantes, pois queríamos tentar recriar o clima do clipe de “Smells Like Teen Spirit”, inclusive com as cheerleaders é claro.

A primeira faixa do lado B “Territorial Pissings” é a mais rápida e pesada do álbum e logo de cara percebi que tinha um sentimento mais forte por músicas pesadas ( o que me fez descobrir bandas de metal e consequentemente virar fã de Sepultura). Tanto que para a minha sorte, a banda Soulfly que é do Max Cavalera (ex Sepultura) tocou algumas vezes essa música ao vivo e ficou mais perfeita do que já era. Um tremendo petardo disparado com muita agressividade ao encontro de seus tímpanos, que se não treinados podem até sangrar (brincadeira, pode ouvir a vontade rs).

Quatro singles foram lançados de Nevermind além da já citada “Smells Like Teen Spirit”, que tornou-se a canção de maior sucesso do Nirvana e segundo a revista Rolling Stone ela ficou entre as 500 melhores canções de todos os tempos. Os outros singles lançados foram “Come As You Are”, “Lithium” e “In Bloom”, que também foram bem sucedidos comercialmente. O grande sucesso do álbum abriu as portas para outras bandas de Seattle e não é por acaso que alguns dos mais famosos álbuns dos anos 90 tiveram origem em Seattle, como Ten e Vs do Pearl Jam, Facelift e Dirt do Alice In Chains e  Badmotorfinger e Superunknown do Soundgarden.

Por mais que alguém não goste, é inegável que Kurt Cobain (vocais/guitarra), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria e atual Foo Fighters) mudaram o rumo do rock com “Nevermind”. Cobain com o seu cheiro de Teen Spirit (marca de desodorizante muito usada no EUA) continua me trazendo frescos e agradáveis odores de rock and roll que despontou em minha vida lá em meados de 1991 e certamente este desodorante em mim não tem data de vencimento. 

Faixas:

01 – Smells Like Teen Spirit
02 – In Bloom
03 – Come As You Are
04 – Breed
05 – Lithium
06 – Polly
07 – Territorial Pissings
08 – Drain You
09 – Lounge Act
10 – Stay Away
11 – On A Plain
12 – Something In The Way
13 – Endless, Nameless

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s